Quem sou eu

Minha foto
Estiva Gerbi, SP, Brazil
Seja bem vindo! Sou catequista na Paróquia São José de Estiva Gerbi

terça-feira, 7 de maio de 2013

O menino e o guarda



Numa tarde de domingo, Rodrigo pediu a seus pais para andar de bicicleta no parque perto de sua casa. Rodrigo gosta muito de ir a este parque, lá há muitas árvores, diferentes plantas de diversos tamanhos e muitas flores. A natureza deixava o passeio de bicicleta muito mais gostoso.
Porém, naquela tarde, ele percebeu a presença de um policial que caminhava atento nas trilhas do parque. Resolveu parar para conversar.
Boa tarde, seu guarda, estamos com algum problema no parque?
Olá, menino! Estou apenas de olho em um grupo de pessoas!
Porquê?
Vi alguns fumando, outros arrancando algumas flores, se pendurando em galhos frágeis de uma pequena árvore!
Nossa! Que maldade! Como podem ter coragem de estragar uma paisagem tão linda?
 É, infelizmente algumas pessoas não dão valor para a natureza! Mas o perigo é o cigarro! Pode provocar um incêndio e destruir as plantas deste lugar!
Eu acho que eles deveriam ser presos e ficar bem longe da natureza!
Calma! Acredito em um jeito melhor de ensinar as pessoas que não cuidam da natureza!
Como?
Ajudar a plantar muda de árvores, flores e, ainda, ajudar a cultivá-las até crescerem!
E uma boa ideia! Quando cuidamos de uma planta sentimos carinho por elas! Sabe menino, não devemos esquecer nunca: toda essa beleza é um valioso presente que ganhamos de Deus, nosso Criador.
Seu guarda, pode contar com a minha ajuda!
Você é um garoto muito especial!
Tchau! Até outro dia! 
Após a história, explorar o que pensam da situação, estimulando os catequizandos a comentar sobre as atitudes de conservação e destruição da natureza. Qual das notícias mais aparece na televisão: destruição ou conservação da natureza? De que lado os catequizandos querem ficar: de quem protege ou de quem destrói?
Organizar a sala em grupos de cinco e dar um exemplar do jogo da memória. Deixá-los brincar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oiii, Seja bem vindo, seu comentário para mim é muito importante.