Quem sou eu

Minha foto
Estiva Gerbi, SP, Brazil
Seja bem vindo! Sou catequista na Paróquia São José de Estiva Gerbi

segunda-feira, 3 de outubro de 2011


Professor ou catequista?

Um catequizando encontrou seu catequista e tentou ser gentil:
- Parabéns professor pelo seu dia.
- Não sou professor, sou catequista!
- E qual a diferença?
- Muitas.
- Quais?
- Ah, são muitas. O professor dá aula. O catequista dá encontro de catequese.
- Então porque o senhor faz chamada no início de cada encontro?
- Para controlar a presença de vocês.
- Mas isso se faz em aula também. Lá na escola também controlam a nossa presença.
- Mas é diferente.
- Diferente por quê?
- Diferente...
- Mas se é diferente, porque a gente se matricula na catequese?
- Não é matrícula, é inscrição.
- Mas a coordenadora e o padre falam em matrícula na catequese.
- Mas na catequese é diferente. Aqui não é uma escola.
- Mas se não é escola, porque é que a gente paga taxa de inscrição para fazer catequese?
- É para ajudar nas despesas da catequese, como as cópias desses trabalhinhos que você recebe, por exemplo. E não é taxa, mas sim, uma contribuição.
- Sim, mas o padre e a coordenadora falam taxa. Ouvi eles dizerem isso. Todo mundo pergunta se a gente já pagou a taxa.
- Não é taxa. Tá errado. Não é assim que devemos tratar aquele valor que muitos pais pagam no início do ano. É uma contribuição. Quem não puder não paga.
- Ah....
- Tem muita diferença entre escola e catequese, muita mesmo.
- Mas se é tão diferente assim, porque usamos caderno e o senhor ainda usa o quadro para se comunicar com a gente? Porque temos que copiar conteúdos?
- Como vocês irão aprender se não for assim? Sim, faço isso, mas é catequese.
- Mas tudo isso a gente também faz na aula.
- Mas é diferente.
- O senhor faz trabalhinhos também. Lá na escola, é prova toda a hora. Aqui na catequese o senhor também avalia a gente através dos trabalhinhos.
- Mas eu preciso avaliar vocês de alguma forma.
- Mas se não é aula, porque tem que me avaliar?
- Para saber se você está apto a fazer a Primeira Comunhão.
- Não entendi ainda a diferença...
- Mas tem muitas diferenças...
- Lá na escola a gente também fica numa sala e as cadeiras são colocadas de forma igual ao que acontece aqui na catequese, também tem chamada, quadro, trabalhinhos. Tudo o que tem aqui tem lá. Não consigo entender a diferença.
- Mas tem diferença, e muita.
- O senhor poderia me explicar quais?
- Menino, aqui na catequese, estamos tentando te mostrar um outro caminho, que a escola não mostra. São objetivos diferentes.
- E qual é o caminho que o senhor está tentando me ensinar?
- O caminho de Deus. O caminho do amor.
- Só mais uma coisinha: lá na escola também me obrigam a fazer algumas atividades. Aqui me obrigam a ir à missa.
- É diferente. De que adianta você fazer a primeira comunhão se não vai à missa? E nós não te obrigamos a ir, mas lhe mostramos o quanto a missa é importante na vida do cristão.
- Ah, tá!
- Mais uma vez, parabéns pelo dia do professor.
- Eu já disse, não sou professor, sou catequista! Mas de qualquer forma, obrigado!

3 comentários:

  1. é bem assim mesmo rsrs
    Lindo o seu cantinho, PARABÉNS.
    Quero lhe desejar um maravilhoso e abençoado 2012.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo trabalho lindo, que Deus te abençoe e te ilumine sempre, pois só uma pessoa iluminada por Deus pode fazer tudo tão perfeito, e obrigada por fazer parte da vida dos meu filhos

    ResponderExcluir
  3. oi como faço para ser catequista sempre sonho com isso me ajude por favor

    ResponderExcluir

Oiii, Seja bem vindo, seu comentário para mim é muito importante.